quarta-feira, 27 de julho de 2011

NEGLIGÊNCIA E ABANDONO .

A criança e o jovem vítimas de negligência são definidos como aqueles privados de necessidades básicas para o seu desenvolvimento. Os maus tratos são evidenciados de várias formas, entre elas: deixar de vacinar, de assisti-los quando estão doentes, de cuidar da sua alimentação, higiene, protegê-los contra acidentes, entre outros fatores de riscos.Normalmente quem mais pratica esse tipo de abuso são as genitoras, por estarem mais perto da criança sendo sua principal responsável direta dentro do papel da família. As mais atingidas tem entre 0 a 9 anos de idade, por conta da dependência dos cuidados básicos, sendo difícil diagnosticar, principalmente quando esses abusos acontecem em famílias muito carentes de informações, e até mesmo de renda.Isso não quer dizer que a negligência só acontece nas classes mais pobres - engano! Ela também está presente entre os bem-nutridos de alimentos e de bens materiais, que por sua vez, não são supervisionados ou orientados pelas famílias.Os adolescentes atualmente consomem bebida alcoólica cada vez mais cedo, com o consentimento dos pais que às vezes bebem juntos, achando normal fazê-lo por estar em família; isso também é negligência. Outros, fazem sem que a família sequer tome conhecimento, indo muito mais longe, passando a praticar outros atos que por comodismo, são negligenciados pelos pais, como sair com o carro destes mesmo, sem a devida habilitação e condição; outros ignoram os vídeos inadequados para a faixa etária. E por esse caminho, a negligência vai cruzando a fronteira do abandono.

O abandono é caracterizado pela ausencia de pessoas responsáveis pela criança ou adolescente, deixando-os expostos a situações de riscos. O abandono pode ser por ausencia temporária (PARCIAL), ou (TOTAL) que é a exclusão de cuidados básicos, caracterizados por situações de desamparo, sem nenhum tipo de assistência, moradia, correndo perigo. Neste tipo de situação, a criança já pode estar em condições de ser adotada legalmente. Muitas mães abandonadas na infância, correm o risco de se tornarem mães abandônicas, pela falta de suporte emocional e material para cuidar de um filho.Existem ainda casos de abandono, que se tornam atos extremamente violentos se forem acompanhados de situações como: bebês encontrados em lixeiras, portas de hospitais, nas portas de algumas casas, em terrenos baldios dentro sacos de lixos ou caixas de pepelão, e tantas outras situações observadas de vez quando na mídia.
Atualmente um dos maiores problemas relacionados com o abandono são encontrados nas instituições, quando as crianças ali permanecem por muitos anos, perdendo a oportunidade de encontrar uma família, porque no nosso Brasil, infelizmente os casais que se candidatam a adoção de uma criança, normalmente fazem opção por recém nascidos e pele clara. Assim, os negros vão perdendo a chance de serem recebidos em um lar brasileiro, e aqueles que o fazem são a minoria.
A cultura da adoção tenta sensibilizar as familias para a adoção de crianças negras e com uma idade mais avançada, sem as barreiras do proconceito, atitudes que do meu ponto de vista podem gerar tão somente um ato de piedade, tudo o que nossas crianças não precisam.
Elas precisam de amor, de família, de proteção e de serem reconhecidas como brasileirinhos e brasileirinhas iguais a todos nós, filhos de uma pátria mãe com uma mistura de raças mais linda do planeta.
Quem disse que o Brasil é um país de brancos? Só é branco aquele que não nasceu nessa pátria verde e amarela.

Texto extraído das "Comunidades Virtuais de Aprendizagem"

Nenhum comentário:

Postar um comentário